DOMINGO- 06-12-2020
OLHAR
Encare hoje as pessoas com este olhar: A Igreja faz hoje um anúncio de Advento: a celebração do Natal renovará em nós a graça da primeira vinda do Senhor sobre a terra, e do encontro benéfico entre Deus e a humanidade.
ORAÇÃO
Senhor, foste bom com tua terra, trouxeste de volta os exilados de Jacó. Perdoaste a iniquidade do teu povo, cancelaste todos os seus pecados. Renunciaste a todo o teu furor e acabaste com tua grande ira. Restaura-nos, ó Deus, nossa salvação. (Sl 85(84), 2-5a).
CONVICÇÃO
No que respeita à liturgia do Advento, o convite do profeta e do evangelista é sempre de atualidade plena. O Senhor jamais cessa de vir: por isso é preciso que sempre lhe preparemos o caminho. Virá no último dia, e toda a vida precisa ser vivida de modo que nos predisponhamos para aquele encontro. Virá no próximo Natal: e caminho oportunamente aplainado e nivelado será, nestes dias, o nosso comportamento cristão, feito de vigilância, de oração, de caridade. “Preparai o caminho para o Senhor”, diz o profeta. “Preparai o caminho do Senhor”, prefere dizer o evangelista.
PREPARAI OS CAMINHOS
Da liturgia de hoje nos vem o convite: preparemos os caminhos do Senhor em nossas almas, nas nossas famílias, na nossa comunidade, por meio de uma conversão sincera, num espírito de penitência que corrige em nós os nossos egoísmos e nos torne sensíveis a Cristo que vem de novo. São João Batista nos ajude nessas disposições, como ajudou os seus contemporâneos. É o premente convite para preparar o caminho do Senhor que vem. […] Quem vem é o próprio Filho de Deus, Jesus Cristo. Ele vem com o poder de um rei e a doçura de um pastor, para consolar e libertar o seu povo. Para ele João Batista prepara a estrada, pregando a todos a conversão e ministrando um batismo de penitência.