História

História

RESUMO HISTÓRICO DOS ANOS DE FUNDAÇÃO DO INSTITUTO FRANCISCANO SEARA

Primeira inspiração. No dia 28 de Janeiro de 1969, numa manhã, mais ou menos pelas 10 horas, quando Frei Eurico andava por um bosque, na casa das irmãs da Divina Providência, no bairro Ahú, num momento de forte experiência da presença de Deus, ele toma a decisão de criar uma forma de Vida Consagrada onde as pessoas pudessem permanecer nas suas realidades sociais e ali vivessem a sua Consagração pelos Conselhos Evangélicos.

Em fins de 1969, organizou-se um primeiro grupo e assim se formou a primeira Fraternidade, com residência em Curitiba. Em 3 de fevereiro do mesmo Frei Eurico escreveu o primeiro esboço da Vida no Instituto: o “Diretório Espiritual .”

Em fins de 1970 e inícios de 1971,    o pequeno grupo de mulheres participam do primeiro retiro com Frei Eurico, foi um retiro de organização do grupo e, recebem o nome de “FRATERNIDADE VEM E SEGUE-ME”. Nesse encontro criou-se algumas normas de funcionamento. “Normas de Funcionamento da Fraternidade Vêm e Segue-me.”

A partir de 1972, no segundo semestre, o grupo ganha consistência em sua organização e recebe o nome de Seara. Foi também a partir de 1972 que o pensamento e sonho de Frei Eurico começa a ser melhor explicitado, e ele escreve seu primeiro livro: “Vem comigo, meu amor.” Foi criado ainda, nesse mesmo ano, o Instituto de Previdência Fraterna, como entidade civil mantenedora da Seara.

Primeira sede da Seara, 1973, foi construída a primeira Sede, à Rua Teixeira Mendes, 315, no bairro Uvaranas, em Ponta Grossa, Paraná, com auxílio da senhora Cléia Baptista Campos Mello, que se tornara benfeitora até fins de 1976. Com este auxílio foi possível também, a construção da primeira Casa de Oração, chamada “Casa do Caminho.” Essa casa funcionou como casa de encontros, estágios de formação até inícios de 1981.

Entre os anos 1974 a 1978, concluiu-se a construção da “Casa do Caminho” e Frei Eurico se dedica a seus escritos, sempre aprofundando e aperfeiçoando a mesma linha de pensamento. “Quando alguém se torna carisma”, “Teologia do HOMEM NOVO”, “Seara, carisma e direito”, “Novo projeto para seguir Cristo”, “A Vida dos Arautos na Seara e “Seguirei teus passos.”

A Seara ganha maior consistência e unidade. Nos anos de 1979 a 1981, Frei Eurico, percebendo maior maturidade naquelas que o seguiam inicia contato com os Bispos e a proposta de Vida Consagrada que ele apresentava começa a ser conhecida pela Igreja e pelas autoridades eclesiásticas.

Assembleia de fundação, assim ficou chamada. Em dezembro de 1981, em Curitiba, aconteceu a primeira Assembleia e eleito o primeiro Conselho, contando com a participação de 12 membros. Frei Eurico já havia se apresentado ao Senhor Arcebispo, Dom Pedro Fedalto, que recebera com alegria a Seara e a proposta que Frei Eurico apresentava. Acolhe a Seara prontamente e, assim se instala a Sede e Casa de Oração em Curitiba.

Primeira viagem à Roma. Já se havia elaborado uma primeira redação do texto da Constituição e com a possibilidade de frei Eurico ir à Roma aumentava em todos a esperança de que já se estava a caminho da aprovação da Seara. As movimentações de Frei Eurico em Roma, eram todas feitas em função da Seara. Em Roma frequentou aulas do Pe. Beyer na Faculdade de Direito Canônico da Pontifícia Universidade Gregoriana. A partir das aulas do Pe. Beyer, Frei Eurico teve acesso aos vários esquemas do Novo Código de Direito Canônico que estava sendo elaborado e adquiriu toda a bibliografia existente em Roma a respeito de Institutos Seculares e Vida Consagrada Secular, em especial.

Em Roma novamente. Em 1983 Frei Eurico vai à Angola, em missão. Aproveita a oportunidade e chega em Roma. Recebe mais orientações e, assim, vai ampliando conhecimento e aperfeiçoando a formulação do texto da Constituição da Seara.

De Roma à Essen na Alemanha, em busca de auxílio financeiro junto a Adveniat, para a aquisição do local onde foi construído o Eremitério Santa Clara. Com este auxílio recebido Frei Eurico se dedica à construção do Eremitério. Espaço especial onde se sente a marca de sua intensa doação em tudo o que se pode contemplar. Ali doou suas energias físicas, intelectual e espiritual até seus últimos dias de vida.

Em 1987 foi possível ir à Roma, mais uma vez. Dessa vez Frei Eurico vai acompanhado por Maria das Graças Silva, que representava o Instituto. Na Sagrada Congregação, são interrogados e orientados em como continuar o trabalho de redação da Constituição.

Quarta ida à Roma. Em outubro de 1990,enquanto era preparada a terceira Assembleia Geral Ordinária da Seara, Frei Eurico vai à Roma e, agora, com a certeza da aprovação. Recebe as orientações necessárias e os últimos retoques, segundo Frei Eurico. Volta empolgado, feliz e radiante. “Teremos aprovação da Seara, dentro de alguns dias”. A Assembleia que estava para realizar seria uma celebração jubilosa, festiva, celebração do Dom que Frei Eurico recebeu de Deus: O Instituto Franciscano Seara.

O sininho do Eremitério tange triste. Ah um mês antes da realização da Assembleia, no dia 28 de novembro de 1990, frei Eurico deixa seus planos para suas filhas continuarem. Repentinamente o Pai do céu recolhe para Ele o pai fundador da Seara.

O sino continua a badalar. A Assembleia aconteceu, em meio a dor que invadia o coração daquelas que seguiam feliz, na certeza de receberem a aprovação da Santa Mãe Igreja na presença do seu fundador.

Busca de assistência espiritual. A partir de 1991, a Seara passa a ser acompanhada por Frei João Daniel Lovato, indicado pelo então Provincial Frei Moacir Busarello. E o trabalho com a Constituição segue, agora, com o auxílio indispensável e fundamental do Assistente Espiritual Frei Lovato.

Convidadas a ir à Roma. Seis meses após a morte do fundador, em maio de 1990 recebem o convite para irem à Roma. Monsenhor Juan Dorronsoro, reponsável, na Sagrada Congregação pelos Institutos de Vida Consagrada, pessoalmente, daria sua contribuição nos últimos retoques da Constituição do Instituto.

Finalmente aprovado. Enquanto era celebrada A Assembleia Geral Ordinária de 1994, finalmente chega o documento de aprovação, no dia 21 de dezembro do mesmo ano. Quatro anos após a morte do fundador. Então sim, a Assembleia foi encerrada com júbilo e ação de graças pela aprovação do Instituto Franciscano Seara.

Janeiro/2019 – Ano Jubilar. No dia 13 de janeiro próximo passado o Instituto Franciscano Seara faz abertura do Ano Jubilar com a celebração festiva da Santa Missa, no Eremitério Santa Clara, celebrada por Dom Celso Antonio e concelebrada por Frei Lovato, Frei Pedro, Ministro Provincial dos Freis Capuchinhos e Antoninho Ferreira. Com presença marcante de irmãs da Seara, irmã e sobrinhas de Frei Eurico, vizinhos e amigos.

Ao Senhor de quem procedem todos os dons seja dada toda honra e toda glória, para sempre. Amém!