Oração

EU DEVOREI TUAS PALAVRAS

QUARTA-FEIRA – 19/08/2020

OLHAR

Encare hoje as pessoas com este olhar: Para Nossa Senhora o ser Imaculada e Virgem perpétua significa que ela, desde o primeiro instante de sua existência, abriu-se plenamente para Cristo. Todo o seu ser, desde o primeiro instante de sua existênca, está totalmente sob o domínio de Jesus Cristo.

ORAÇÃO

Salve Rainha, Mãe de misericória, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados de Eva…

CONVICÇÃO

Pio XII, em 1954, proclamando “dogma” a assunção de Maria, não queria responder nem a temores inconscientes, nem impor novas verdades indemonstráveis para que fossem cridas cegamente por uma humanidade sempre mais voltada a “dar contas” das realidades que aceita ou recusa. Ele simplesmente recolhia um “patrimônio de fé”, uma “certeza” que desde séculos está presente nas comunidades de Igreja. Não fazia outra coisa senão haurir numa Tradição que não é obra do homem, mas dom de fé. “A universalidade dos fiéis que têm a unção do Espírito Santo não pode enganar-se no crer, e manifesta esta sua propriedade através do sobrenatural senso da fé de todo o povo, quando do Bispo ao último dos fiéis leigos,  mostra seu universal consenso em coisas de fé ou de moral”: é verdade proclamada pelo Concílio em termos claros, mas conhecida e praticada desde as origens da Igreja. E Pio XII, antes de proclamar o dogma, havia consultado os Bispos de todo o mundo, para saber se nas suas Igrejas a verdade era crida.

MAGNIFICAT

O Magnificat é um elenco dos eventos salvíficos mais significativos, e das palavras da salvação mais bem pronunciadas por personagens bíblicos, e apropriadas por Maria. É entendido como uma síntese de toda a história da salvação bíblica e evangélica, que tão somente o “pobre” sabe “compreender” e cantar como Maria soube fazê-lo, modelo do “pobre” e modelo do discípulo”.