Mensagem do dia

EU DEVOREI TUAS PALAVRAS

EU DEVOREI TUAS PALAVRAS

 

QUINTA FEIRA – 26-11-2020

OLHAR

Encare hoje as pessoas com este olhar: O estrangeiro e peregrino, “mostra que está à procura de uma pátria. Eles aspiram por uma pátria melhor, isto é, a celeste. Por isso Deus não desdenha ser chamado o seu Deus: preparou-lhes, de fato, para eles uma cidade” (Hb 11, 14.16).

ORAÇÃO

Felicidade e graça vão me acompanhar todos os dias da minha vida

e vou morar na casa do Senhor por muitíssimos anos. (Sl 23(22),6).

CONVICÇÃO

A materialidade do discurso de Jesus confirma: entra na Vida aquele que soube trabalhar para construir espaços concretos de esperança e de vida no seu agir cotidiano. É “bendito do Pai” aquele que deu pão, deu água, curou e assistiu, visitou o encarcerado, etc. Não se tratam de secundárias “obras de misericórdia”, mas de “fé vivida”. Aquele dar de beber e de comer, aquele visitar e curar, aquele vestir, são autêntico encontro com Cristo, seja lá qual for o seu “destinatário” imediato. E isto também para quem não o sabe ou não tem fé para crer nele: “Senhor, quando foi que o vimos?”

VINDE BENDITOS

E daquele amou o Senhor, sem o saber, P. Lumumba diz: “Eu não fiz isso por causa de você: simplesmente encontrei pobres que sofriam, classes e povos oprimidos e explorados: pobre gente que trazia o peso das culpas humanas. Eu os ajudei, e isso me bastava; você não entrava naquilo. Eu nunca vi você. Aliás, eu estava convencido que você estava do outro lado, do lado de tantos que nos ensinavam a cantar os louvores do eterno para fazer-nos esquecer das nossas opressões”, e que em nome de você tantas vezes nos pregaram a aquiescência e a resignação que, na nossa situação se tornavam velhacaria e cumplicidade. Você não entrava naquilo: aliás, nós até nos achávamos no dever de combater aqueles que pregavam você; alguns de nós achavam que até você devia ser combatido… “Vinde benditos” …