Oração

EU DEVOREI TUAS PALAVRAS

QUINTA-FEIRA – 20/08/2020

 

OLHAR

Encare hoje as pessoas com este olhar: Em Maria a realidade do mundo sempre pertenceu inteira e integralmente ao Reino de Deus. Ela é Imaculada e Virgem porque nunca guardou nada para si, nunca teve algo que ousasse chamar seu.

ORAÇÃO

Salve, Rainha! Advogada nossa, esse vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.

CONVICÇÃO

Voltemos ao ateu Jung, que nos pode dar uma mão para nos ajudar a colher o significado da Assunção. Dizer ao homem de hoje que a realidade da sua vida não se fecha no espaço e no tempo da terra, significa”responder-lhe”. Mas é uma resposta que não é feita para acalmar as ânsias provocadas pela realidade da morte; pelo contrário, abre para uma visãoda vida feita de compromisso e de horizontes sempre mais vastos : – respeito por tudo o que é autenticamente humano: desejo de liberdade, de boa saúde, de bem estar físico e moral que sejam verdadeiramente um”bem estar”junto com os outros; – respeito pelo corpo e pelo espírito de cada homem: toda a pessoa humana, mesmo a mais abjeta, está destinada à “assunção”, a uma vida de plenitude com Deus; – amor autêntico e profundo: é hipocrisia “chorar os mortos” quando não se é capaz de amar os vivos;

REFLEXÃO

A visão mais vasta nos ajuda na rejeição de tudo o que nega ou tende a fazer esquecer as dimensôes de “transcendência”que estão no homem: ateismo, materialismo, qualquer forma de redução do homem a “objeto”: desfrutamento do trabalho, prostituição, marginalização, etc. O homem não pode ser instrumentod do homem; o homem não tem senhores! Nem Deus falando certo não patrão: para o homem ele se apresentou como “Pai”, doador e doador de vida , “Senhor que liberta e salva”!