Mensagem do dia

EU DEVOREI TUAS PALAVRAS

EU DEVOREI TUAS PALAVRAS

 

QUINTA FEIRA – 15/07/2021

OLHAR

A Igreja, conforme o plano pré-estabelecido por Deus, é um espaço no qual os homens se tornam filhos adotivos de Deus. Jesus é o Filho natural que, com a incorporação dos batizados à sua pessoa, os transforma em filhos adotivos de Deus.

ORAÇÃO

Tu proteges, Senhor, a vida dos teus fiéis, e os livras das mãos dos ímpios. A luz levanta-se para o justo, e para o homem de coração reto e alegria (Sl 96).

CONVICÇÃO

É verdade que a “sacramentalização” se tem tornado, às vezes, um rito privado de sentido, mas não é preciso chegar ao extremo oposto de reduzir as comunidades à pura realidade histórica de membros que decidem livremente e democraticamente na organização do grupo religioso. O sentido fundamental do hino de introdução da Carta aos Efésios vai em direção oposta: a “Igreja” é um projeto de Deus, anterior à decisão dos homens. Estes, sim, devem se incorporar livremente nesta estrutura eclesial; mas, antes da sua incorporação, existe um clima prévio – o clima do Espírito – que torna possível o itinerário do novo povo de Deus em direção a um fim de plenitude meta-histórico. Aí se fundamenta a praxe de se dar o batismo também às crianças. O batismo não é um simples registro de membros de uma comunidade: é a irrupção do Espírito que permanece como uma “marca” … Assim, portanto, o batismo já cria, por ação do Espírito Santo, um clima que ajuda o novo ser a tomar, no momento devido, a livre decisão de pertencer às comunidades eclesiais.

Tendo ouvido a palavra da verdade

– o Evangelho da nossa salvação – e nele tendo crido,

fomos selados pelo Espírito da promessa!