Mensagem do dia

EU DEVOREI TUAS PALAVRAS

EU DEVOREI TUAS PALAVRAS

 

QUINTA FEIRA- 03-12-2020

OLHAR

Encare hoje as pessoas com este olhar: Com este domingo, retoma-se o ciclo litúrgico, no qual a comunidade universal da Igreja reevoca os acontecimentos do Deus feito homem, da esperança que Ele suscitou no povo da Promessa até à consuma­ção da história, quando ele voltar no fim dos tempos.

ORAÇÃO

Deus dos exércitos, restaura-nos, faze brilhar teu rosto e seremos salvos. (Sl 80(79),8)

CONVICÇÃO

A celebração cristã não é simples recor­dação, vazia e repetitiva: na liturgia se torna presente – aqui, agora e para nós – a obra do Cristo ressuscitado, única salvação para o homem, a fim de assimilar-nos progressivamente à sua incessante novidade. Hoje, a Palavra que tudo tirou do nada, que se fez carne num Homem, que julgará o mundo, não nos pede que aprendamos algo que ainda não sabemos, ou de empenhar-nos em algo que ainda não fazemos. Simplesmente nos exorta a recuperar uma atitude de fundo, uma atitude que talvez tenhamos perdido, a de situar de novo e radicalmente toda a nossa existência, a dar novo vigor a uma das dimensões que mais qualifica a vida do cristão: a expectativa.

INSPIRAÇÃO

“Estejam atentos, vigiem, vigiem” nos adverte Cristo no Evangelho de Marcos, que a Igreja nos fará meditar ao logo de todo este ano…. “Acorda, tu que dormes, desperta dentre os mortos e Cristo o iluminará”, escreve Pau­lo aos cristãos de Éfeso, regenerados no Batismo. De fato, o sono é imagem da morte, ao passo que, – como escrevia Santo Irineu – “a glória de Deus é o homem que vive”. Aquele que dorme, esquece-se de si e dos outros. É como se quisesse subtrair-se ao tempo e ao espaço que o tornam presente em uma situação precisa O posicionamento passivo ou resignado, distraído ou obtuso, não se coaduna com o justo que vive de fé. Mantenham-se tensionados!