Mensagem do dia

EU DEVOREI TUAS PALAVRAS

EU DEVOREI TUAS PALAVRAS

 

TERÇA FEIRA – 06-10-2020

OLHAR

Encare hoje as pessoas com este olhar: A Igreja é o novo povo, a nova “vinha do Senhor”. E a história pode ainda repetir-se. Também a uma Igreja que arrisca evitar a confrontação, redu­zindo a fidelidade à repetição de verdades abstratas, ou de atos de culto separados da vida e das lutas para a libertação do homem, também a uma Igreja as­sim pode ser repetida a advertência de Isaías como da parábola de Jesus.

 

ORAÇÃO

Senhor, tiraste uma vinha do Egito, para transplantá-la expulsaste os povos. Por que derrubaste sua cerca, de modo que todo caminheiro a vindime, o javali do bosque a devaste e o animal selvagem a devore? (Sl 80(79), 9.13-14).

CONVICÇÃO

A “comunhão de vida” que se realiza na Igreja, finalmente deve tornar-se estímulo para os cristãos… para que não tenham medo de fazer experiências e realizar iniciativas de comu­nhão, que envolvam a vida individual e coletiva… A tarefa específica que lhe toca é lembrar que se é infiel a Deus, não apenas quando não se tem um comportamento “religioso”, quando não se reza, não se dá esmola… Somos infiéis a Deus também quando recusamos condivisão, opção de liber­tação dos pobres e oprimidos; quando se continua a legitimar ideologias de superposição e de divisão; quando se pedem “bênçãos” para a sustentação de uma “ordem injusta e desumana”.

COMPROMISSO CONCRETO

Tarefa da Igreja é promover a fidelidade a Deus no compromisso concreto pela salvação do homem, ao lado de todos aqueles que, honestamente e com competência, procuram resolver os conflitos e os problemas que continuamente ressurgem. Promover a participação dos fiéis nos movimentos de libertação, prevenções, para anunciar que no interior daquele mundo em fermentação, eventualmente em revolta con­tra as próprias instituições religiosas, o Espírito de Deus está presente e operante, ainda que não reconhecido.