Mensagem do dia

EU DEVOREI TUAS PALAVRAS

EU DEVOREI TUAS PALAVRAS

 

SEXTA FEIRA- 11-12-2020

OLHAR

Encare hoje as pessoas com este olhar: Celebramos a Eucaristia “até que Ele volte”, não somente porque ela coloca seus participantes à espera do seu Senhor, mas por ser ela, de fato, a vol­ta lenta e paciente do Senhor, na própria história da humanidade e na história de cada homem em particular.

ORAÇÃO

Quando o Senhor conceder o seu bem, a nossa terra dará seu fruto. Diante dele caminhará a justiça e a salvação seguirá seus passos. (Sl 85(84),13-14).

CONVICÇÃO

Ao seu povo – educado havia milênios no realizar-se da promessa feita aos seus pais, mas que não dava provas de saber esperar com pobreza de espírito a salvação “que todo homem verá” – o Senhor envia o último e o maior dos profetas. João pede que se rompa com os esquemas de um messianismo temporalista, e dita as condições para o digno acolhimento de Alguém que é mais forte ainda do que ele: é o Espírito de Deus que realizará aquela mudança, que é preparada pelo enér­gico apelo do profeta e pelo rito de abluções no Jordão.

DESERTO

“Preparai no deserto um caminho para o Senhor”… O si­gnificado “simbólico” do deserto, que é entendido, so­bretudo, neste tempo de Advento. O deserto é o lugar onde tudo é impossível: a orientação, a água e a comida, o repouso, a vida. É o lugar da não salvação, onde o homem se sente irremediavelmente perdido. Por isso, é o símbolo da vida do homem, que se debate na sua situação de pecado e fraqueza, e estende desespe­radamente as mãos para algo ou alguém que o salve. Tão somente se Deus intervém, então o deserto se torna o lugar da salvação e da vida, o lugar do êxodo e do retorno, o lugar onde pode fazer a verdadeira experiência de Deus, o lugar da oração e da verdade.