SEGUNDA FEIRA – 14/06/2021
OLHAR
Procure olhar para as pessoas com o olhar de Jesus, esforçando-se por assumir no seu coração as esperanças que o Senhor nutre em relação a esta ou àquela pessoa com quem você se encontra.
ORAÇÃO
Tu velas, ó Senhor, pela vida dos íntegros e lhes asseguras uma herança eterna; nenhuma confusão para eles nos dias maus, serão saciados quando vier a fome (Sl 36).
PROMESSA
Eu concluirei com você uma aliança eterna: não me afastarei de você, nem deixarei de lhe conceder benefícios; porei, também no seu coração o meu temor, de modo que você já não se aparte de mim (Jr 32,40).
CONVICÇÃO
Por mais legítimo que seja o esforço para conformar a mensagem cristã às esperanças terrenas do homem (a realização desta esperança é, de fato, uma exigência do Reino de Deus), não devemos esquecer que, quem crê naquela mensagem se distingue dos outros que “não têm esperança”, exatamente porque lança o olhar para lá do horizonte do tempo, lá onde por iniciativa de Deus a obra do homem terá sua definitiva realização. Não dizemos com isso que morrer é ir para um “além”, mas é um ir para “junto do Senhor”, isto é, junto daquele que não veio plantar seu reino sobre as ruínas do mundo, mas veio dar acabamento à criação do Pai. A fé nos faz aderir plenamente às expectativas deste mundo e, ao mesmo tempo, peregrinos deste mundo. Obriga-nos a crer que este nosso corpo não será definitivamente destruído, e ao mesmo tempo a desejar ser livres do mesmo. Não queremos “ser despojados”, mas queremos que aquilo que é mortal “seja-absorvido pela vida”, e ao mesmo tempo aguardamos com esperança de que esta peregrinação tenha seu termo.