DOMINGO – 06/06/2021
OLHAR
Olhando para você e para as pessoas com quem você se encontra, que resposta nossa vida dá ao projeto de Deus criador?
ORAÇÃO
“Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? E para onde fugirei de vossa face? Se eu subir até os céus ali estais, se eu descer até o abismo estais presente” (Sl 138(139), 7-8)
CONVICÇÃO
Cristo Jesus não é um personagem do passado, mas uma pessoa viva, eternamente presente, que vive sempre dentro da interioridade mística de cada homem que vem a este mundo. Ele tem o olhar aceso de uma luz que anda acendendo no olhar de todos que se encontram com ele. E dentre os olhares os que ele encontra para acender com a luz de seu olhar, há alguns que lhe atravessam coração. Ele sabe que, um dia, será Tudo em todos os que iluminou com a luz do seu olhar. Mas com aqueles cujo olhar lhe atravessam o coração ele quer ser tudo desde já. Um dia ele será o único possuidor dos corações, mas com aqueles cujo olhar lhe atravessaram o coração, ele não tem paciência para esperar até aquele dia. Há homens e mulheres que ele quer possuir desde já por uma aliança feita no tempo, e que, no entanto, já pertence à era da eternidade. Os teólogos dizem que esse apelo, esse fenômeno que Deus mesmo desperta nos corações, é o apelo da virgindade escatológica, ou do celibato pelo Reino de Deus: “O específico da virgindade escatológica é que Deus, agora, já aqui na terra, toma posse dos corações consagrados, assim como os vai tomar em posse na eternidade. A vocação da virgindade revela, por isso, a impaciência do amor de Deus. O “sim” da virgindade faz o consagrado viver de maneira antecipada o “sim” eterno da Igreja a Cristo.
PROMESSA
“Vós sereis amamentados e ao colo carregados e afagados com carícias. Como a mãe consola o filho, em Sião vou consolar-vos” (Is. 66,12,13).