QUARTA FEIRA – 12/05/2021
OLHAR
Você pode pensar que se preocupa com o bem das almas, a Igreja, a evangelização… lidera movimentos, cria meios de ajuda aos pobres etc. Mas você pode estar fazendo isso por um mecanismo inconsciente de secretas buscas de si mesmo, por impulsos de egolatria.
ORAÇÃO
Conto contigo, Senhor, porque és o meu Deus! Meus dias estão em tuas mãos, livra-me das mãos hostis que me perseguem. Que tua face se ilumine sobre mim! (Sl 30).
PROMESSA
No dia da renovação do mundo, você que me seguiu estará sentado num trono para julgar as tribos de Israel. E você, que por minha causa deixou irmãos, irmãos e irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, terras e casa, receberá o cêntuplo e terá a vida eterna (Mt 19, 28-29).
CONVICÇÃO
Os fiéis devem amar-se entre si. João insiste particularmente sobre o amor recíproco, não porque não pense ou exclua o amor aos inimigos (Mt 5,44), mas porque o amor recíproco dos que creem em Cristo é uma particular relação com o amor que existe entre as pessoas divinas. E este amor se exprime na capacidade de entrega, no auto sacrifício: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos”: o “dar a vida” é a verdadeira prova do amor, para lá de qualquer dúvida. Foi o preço que Jesus pagou por seus amigos. Antes que fosse exigido esse amor “sacrifical” de um discípulo pelo outro, Jesus deu o exemplo, oferecendo sua vida por eles.