DOMINGO – 09/05/2021
OLHAR
A Igreja certamente tem necessidade de estruturas e ministros, mas você está convencido de que a indefectibilidade se apoia sobre a presença de Espírito Santo e sobre a promessa da assistência de Cristo?
ORAÇÃO
Senhor, és minha fortaleza e minha rocha! Para honra do teu nome, tu me guias e me conduzes. E me tiras da rede que armaram contra mim: és meu protetor. Por isso em tuas mãos entrego meu espírito, e tu me libertas Senhor (Sl 30).
PROMESSA
– Senhor, se podes alguma coisa, ajuda-me, compadecido de mim!
– Se você puder crer! … Tudo é possível àquele que crê!
– Creio, Senhor, mas vem em socorro à minha fraqueza na fé! (Mc 9, 22-24)
CONVICÇÃO
A força do poder é sobrepujada pela força do amor. Ninguém é mais forte do que aquele que sabe morrer, e ninguém sabe morrer senão por amor. Na sua longa convivência com Jesus, João aprendera esta lição. João se lembra da passagem humilde de Jesus, sua atenção cheia de alta misericórdia, sua “perseverança” no amor até o fim, isto é, até o extremo de todas as possibilidades. Neste contexto são compreensíveis aquelas palavras “vós sois meus amigos se fizerdes o que eu vos mando”. Qualquer tirano, ou ditador, ou superior diz de bom grado estas palavras, mas elas são injustas e pérfidas quando colocam o amor ao serviço do poder. Como Cristo pôde colocar-se ao lado do Pai por ter cumprido seu mandamento, também nós nos tornamos amigos de Cristo, realizando seu mandamento. Um servo, porém, nada disso entende!