SEXTA FEIRA – 16/04/2021
OLHAR
A Páscoa é um germe de revolução, discreto, inserido no íntimo de cada homem, destinado a curar, a salvar, a transformar e revolucionar o homem. Encare com este olhar a cada pessoa com quem hoje você se encontra.
ORAÇÃO
És para mim, ó Deus, um refúgio poderoso, meu socorro sempre pronto na hora da angústia. Por isso eu nada temo, ainda que a terra se abale e as montanhas ao mar se precipitem; suas águas poderão rugir e se agitar e as montanhas tremer na tempestade (Sl 45).
PROMESSA
Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo o ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e podará para que produza mais fruto. Permanece em mim e eu permanecerei em você. Você não poderá dar frutos, se não permanecer em mim. Sem mim você nada poderá fazer! (Jo 15,1-5).
OFERTA
Eu te ofereço, ó Deus, este meu corpo como hóstia viva, santa e agradável diante dos teus olhos. Que seja racional o meu culto, e que eu não me conforme com este século, mas me renove com a renovação de teu Espírito, para que eu conheça qual é a tua vontade, boa, agradável e perfeita (Rm 12,1-2).
A atitude de Tomé não deve ser tomada como obtuso preconceito ou cabecudismo: em certo sentido é uma atitude correta e atualíssima. Também ele queria ver e tocar, verificar experimentalmente que a notícia da vitória sobre a morte não era um mito ou uma ilusão. Aliás, também aos outros dez o Mestre “mostrará” as perfurações das mãos e do lado.