SEGUNDA FEIRA – 29/03/2021
OLHAR
Você sabe fazer opções em favor de quem sofre, mesmo que isso o prejudique, ou está sempre tão somente ao lado de quem vence?
ORAÇÃO
Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? Cercam-me cães numerosos, um bando de malfeitores me rodeia, como para retalhar minhas mãos e meus pés. Posso contar todos os meus ossos (Sl 21).
CONVICÇÃO
Entre todos os profetas, Jesus de Nazaré que entrou ontem em Jerusalém acolhido pelo povo como um libertador, não é apenas o mais completo de todos, mas também o mais conturbador. É aquele que nos chama mais diretamente em causa. Por aquilo que nos toca pessoalmente, pelo nosso comportamento em relação ao próximo – não um próximo genérico, mas aquele que também espacialmente nos está “próximo”, perto de nós -,em relação a este próximo nos é descoberta a nossa tarimba de homem. Chama-nos em causa diretamente: em particular a nós que declaramos acreditar que ele é Filho de Deus. Chama-nos em causa, insiste Paulo, a começar pelo fato de que, sendo Deus, escolheu por amor, condividir plenamente a ventura de homem, fazendo-se homem e homem pobre. A ventura de um homem pobre e simples que viverá até o fundo, até à morte, a sua vocação de amor pela libertação dos homens!
Já iniciamos a grande semana, a autêntica, modelo e paradigma de qualquer outra semana. Por que serão celebrados, isto é, se tornarão atuais e operantes pelo Espírito de Deus, os mistérios – os poderosos gestos que o Senhor faz para a nossa salvação – que constituem o ponto culminante de toda a história da salvação, e que permanecem para sempre como raízes às quais voltar, a fim de resolver o enigma do existir.