DOMINGO – 28/03/2021
OLHAR
É preciso que saibamos seguir Jesus não só noTabor ou na exaltação do ingresso em Jerusalém, mas também no Getsêmani e no Calvário. Olhe para você,hoje, com este olhar!
ORAÇÃO
Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? Todos os que me veem caçoam de mim, abrem a boca e meneiam a cabeça: “Voltou-se ao Senhor, que ele o liberte, que o salve, se é que o ama!” (Sl21).
CONVICÇÃO
O Senhor “torna atentos os ouvidos” do profeta e lhe dá uma “língua de discípulo”. O profeta é sincero em ouvir, e sincero em referir a palavra de Deus, discípulo atento e fiel. Não busca o sofrimento pelo sofrimento. Mas fala com sinceridade, e seu falar límpido incomoda os homens e desencadeia as suas reações. Os homens maltratam o profeta. Mas o profeta “não volta atrás”, mesmo que isto lhe custe a vida. Não é possível ficar neutros diante do profeta. Procura-se contestar sua contestação, toma-se providências para desmoralizá-lo e reduzi-lo, à impotência. Ou então se aceita a contestação, e se muda de caminho. Ou então se lhe voltam as costas, quem sabe tratando-o como sonhador, sorrindo desdenhosamente diante dele, e se continua, a fazer o que parecer mais sério, ou se afigura mais cômodo. Não é possível ser neutros diante do profeta: do profeta invisível que é nossa consciência ao profeta palpável que foi Jesus de Nazaré, ainda e sempre presente em nosso meio.
Aquilo que irá acontecer na aurora do domingo por excelência é inseparável do quanto está para acontecer nos precedentes dias da paixão.