QUINTA FEIRA – 18/03/2021
OLHAR
Também a esta nossa geração, que endoidece professores e políticos, pais e policiais, Paulo escreve: “Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, quando estávamos mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo”. Encare-a com este olhar.
ORAÇÃO
Ó Deus que fizeste o mundo surgir da sombra em sua primeira manhã, faze cintilar em minha mente o conhecimento de tua glória!
EXORTAÇÃO
Buscai o Senhor, porque ele se deixa encontrar, invocai-o, porque ele está perto… Meus pensamentos não são os vossos, e vosso modo de agir não é o meu, diz o Senhor! (Is 55,8).
CONVICÇÃO
Creio que o Senhor me penetra com seu ardor mediante a ação da virtude teologal da caridade, a qual consiste no próprio Arcano Ardor do Pai e do Filho habitando em mim, possuindo-me e me arrebatando para repousar em Deus. À medida em que eu me abandonar à ação deste ardor e colaborar com seu trabalho, começarei a experimentar em minha própria carne como é doce, como é suave o meu Senhor. Então começarei a ser doce, manso, amável e gentil com a doçura, a mansidão, a amabilidade e a gentileza mesma de Deus. E serei um centro irradiador de Deus. Minha carne se transfigurará. A ternura de meu olhar será a ternura do olhar de Deus, e o sorriso de meus lábios será o sorriso dos lábios de Deus. E permanecerá em mim a virtude da continência e da castidade, porque então o universo será transparente para mim … e terei o encanto da infância nova. Serei uma epifania do amor de Deus… [1]
[1] Ibidem, nº 51.