SEXTA FEIRA – 05/03/2021
OLHAR
O pecado é aquilo que dos membros faz pedaços; fecha as suas vítimas na prisão do próprio eu e lá as asfixia. Encare suas atitudes e comportamentos, como as das pessoas, com este olhar.
ORAÇÃO
Ainda que meu pai e minha me abandonem, tu não me abandonarás, Senhor! Por isso ensina-me teus caminhos, conduze-me por estradas planas por causa de meus inimigos. Não me deixes à mercê de meus adversários! (Sl 26).
CONTEMPLAÇÃO
Como são belos sobre as montanhas os pés do mensageiro que anuncia a felicidade, que traz as boas novas e anuncia a libertação! (Is 52,7).
CONVICÇÃO
Após a fase inicial de disponibilidade, o itinerário da vocação, num segundo momento, se apresenta como fase de procura, ordinariamente dolorosa, crítica, porque nela o eleito toma consciência das consequências concretas deste seguimento, e mede suas forças. Sua interrogação característica exprime-se nestas palavras; “Quem sou eu para tanto?” Após este período, o itinerário conduz o eleito à fase de oblação, em que responde um “sim” de maneira nova, porque o faz depois que percebeu o peso e o preço da resposta. Ela se exprime nestas palavras: “Eis-me aqui, Senhor! Enviai-me”; ou então: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua Palavra”. Esta disposição supôs no eleito fé total e profundamente purificada de motivações humanas, para se apoiar com segurança e certeza na fidelidade do Senhor. A própria segurança e certeza são um dom do Senhor, e dissolvem o tensionamento característico da fase anterior. [1]
[1] Ibidem, 43.