SEGUNDA FEIRA – 01/03/2021
OLHAR
A lei do amor é “cada um por todos”; a lei do pecado é “cada um por si”: encare hoje as pessoas com este pensamento … encare suas atitudes concretas, sob o olhar do Senhor.
ORAÇÃO
Justificado por ti, ó Deus, contemplarei teu rosto, e, ao despertar, serei saciado ao me deparar face a face, diante de teu olhar! (Sl 16).
PROMESSA
Em breve o prisioneiro vai ser solto, não perecerá no cárcere, e o pão não lhe faltará! (Is 51,14).
CONVICÇÃO
No diálogo do chamado, da parte do homem, ao menos inicialmente, só duas coisas são claras: “Sai da tua terra” e “Caminha na minha presença”. No relato bíblico da vocação de Abraão, pai da minha fé, percebo que o Patriarca foi um homem que, respondendo a um chamado divino, teve que assumir na fé sua responsabilidade de homem, tomando decisões que aparentemente eram humanas, mas que providencialmente estavam ligadas ao destino assinalado por Deus. O futuro deste eleito não foi pré-fabricado pelo Senhor, mas foi um futuro que Abraão construiu na fidelidade à vontade de Deus no presente. Ele acolheu o sinal para “sair da sua terra” e “caminhar na presença do Senhor”, atuando este programa divino na luta contra todas as trevas. Ele acreditou no Senhor para lá de todas as perplexidades de sua natureza de homem. Confiou na Palavra que passo a passo lhe dizia alguma coisa, sem jamais lhe dizer tudo. [1]
******
A contemplação deve ser possível no cotidiano, em nossas fábricas, em nossos escritórios, em nossos balcões de comércio, nas ruas do nosso bairro… Todas estas realidades são lugares de contemplação.
[1] Ibidem, 37.