DOMINGO – 28/02/2021
OLHAR
ORAÇÃO
Guarda-me, Senhor, como a pupila de teus olhos, esconde-me à sombra de tuas asas! (Sl 16).
PROMESSA
O meu Deus é um escudo poderoso para quem nele se abriga. É Ele quem me enche de bravura e me aponta o caminho certo; quem torna meus pés iguais ao das corças e sobre as alturas me coloca. Adestrou minhas mãos para o combate e meus braços para o arco retesar (Sl 17).
CONVICÇÃO
Na experiência privilegiada da vocação há três elementos constitutivos: um encontro, uma consagração e uma missão. Antes de tudo há um encontro, isto é, em dado momento Deus irrompe no significado íntimo da vida de um homem. Entre o Senhor e a criatura se estabelece um encontro pessoal, privilegiado. Às vezes, no íntimo da criatura, trava-se estranho combate, como o de dois pretendentes que disputam a mão de uma jovem: Deus e o mundo! Se a criatura se decide por Deus, então este encontro realiza prodigiosa mudança do olhar: a criatura, como Abraão, passa a “caminhar na presença do Senhor”. [1]
*****
Devemos cada dia aprender a “contemplar”, isto é, a colher o significado mais profundo da realidade e do homem, significado que, em sua plenitude, nos é apresentado pela Palavra de Deus.
[1] DE MELO, F. Eurico. Manifesto Espiritual. Curitiba. Gráfica Vicentina Ltda, 1981. Nº 39.