28 DE DEZEMBRO- 28/12/2020
OLHAR
Procure olhar para as pessoas com o olhar de Jesus, esforçando-se por se preocupar com a situação de cada uma delas enquanto Templos de Deus, habitação da Trindade, Morada do Espírito.
ORAÇÃO
Tu me ensinarás, Senhor, o caminho da vida, perfeita é a alegria na tua presença, diante de tua face o júbilo é sem fim (Sl 15).
CONVICÇÃO
Nasce uma criancinha, que é o grande Rei. Os magos chegam de longe; vêm adorar, ainda deitado no presépio, aquele que reina no céu e na terra. Ao anunciarem os magos o nascimento de um Rei, Herodes se perturba e, para não perder seu reino, quer matar aquele que lhe daria reinar em segurança nesta terra e para sempre na outra vida, se nele tivesse crido. Por que temes, Herodes, ao ouvir que nasceu um Rei? Ele não vem expulsar-te, mas vencer o demônio. Como não compreendes isso, tu te perturbas e te enfureces; para perderes o único menino que procuras, tens a crueldade de matar tantos outros. Não te detém o amor materno das mães em lágrimas, nem o luto dos pais que choram seus filhos, nem os gritos e gemidos das crianças. Trucidas esses pequeninos no corpo porque o medo te trucida no coração; julgas que, se realizares teu propósito, poderás viver muito tempo, mas é a própria Vida que procuras matar. Essa fonte da graça, esse Menino, pequenino e grande, reclinado num presépio, fez tremer teu trono. Ele age por meio de ti, que desconheces seus desígnios, e liberta as almas do cativeiro do demônio. Acolhe os filhos de seus inimigos no número de seus filhos adotivos. Essas crianças não sabem que morreram por Cristo, os pais choram a morte dos mártires. Ainda não sabem falar e Cristo faz delas dignas testemunhas suas. Eis como reina aquele que assim viera reinar. Eis que o libertador já liberta e o Salvador concede a Salvação. Tu, porém, ó Herodes, ignoras isso, te perturbas e te enfureces; e, ao te enfureceres contra o Menino, já lhe prestas serviço, sem saberes (São QUODVULTDEUS, Bispo, Sermão nº 3).