SÁBADO- 12-12-2020
OLHAR
Encare hoje as pessoas com este olhar: A Eucaristia é o sacramento da paciência de Deus e a fonte de nossa tolerância. Deus, com efeito, “tarda a vir”, simplesmente porque Ele ama o outro em toda a sua originalidade, inclusive em seu pecado em sua recusa. Ora, é preciso muito tempo para conhecer o outro, e captar a originalidade insubstituível da pedra que ele pode trazer para a edificação do Corpo de Cristo. Jesus esperou o outro até além da morte. Por isso a tolerância cristã se alimenta do memorial da paciência de Cristo.
ORAÇÃO
Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães’. (Is. 40,11).
CONVICÇÃO
“Preparai o caminho do Senhor”. Não se espera de mãos cruzadas, quietamente. Antes ainda de chegar, Aquele que batizará com o fogo mobiliza os preparativos, que revolucionam a conformação de todo um conceito de vida… João diz que, antes de tudo, é preciso aplainar as montanhas e as elevações do orgulho. Deus resiste aos soberbos, não socorre os presunçosos, não perdoa quem não reconhece o seu erro. O fariseu não saiu do Templo justificado, depois que se erigiu em pedestal, com a enumeração de suas boas obras.
IRREPREENSÍVEIS E EM PAZ
“Endireitai as suas veredas”: fora com as máscaras! Basta das contorções de quem pretende servir a dois senhores, e jogar ao mesmo tempo em duas mesas diferentes; as ambiguidades, as meias-medidas, os segundos fins, a desistência a meio caminho, são atitudes que não devem encontrar hospitalidade em vós, “caríssimos, que na expectativa desses e eventos procurais viver sem mancha e irrepreensíveis diante de Deus, em paz” (2Pd 3,14). É preciso ficar diante de Deus, “aguardando e apressando a vinda do Dia de Deus, na santidade da conduta e na piedade”.