Mensagem do dia

EU DEVOREI TUAS PALAVRAS

EU DEVOREI TUAS PALAVRAS

 

 

SEGUNDA FEIRA – 09/08/2021

OLHAR

Jesus liga a “vida eterna” a dois fatos: “Quem crê, tem a vida eterna”; “se alguém come deste pão viverá eternamente”. É preciso crer no pão e comer do pão: não se fica na fé sem chegar ao sacramento, e não se chega ao sacramento senão pelo caminho da fé.

ORAÇÃO

Senhor, todos os dias me oprimem os agressores, meus inimigos continuamente me espezinham, são nume­rosos os que me fazem guerra (Sl 55).

CONVICÇÃO

À humanidade incerta, envilecida, em dissolução, Jesus apresenta a solução que lhe realiza plenamente a existência. Esta solução não é apenas o pão e o vinho de uma nova sabedoria, que nos arrebata à estultice para nos colocar no caminho da reta compreen­são (Pr 9,5s). “O pão que eu darei é minha carne para a vida do mundo” (Jo 6,51). Ele voluntariamen­te se deu a si mesmo morrendo sobre a cruz, e o seu “corpo dado” e o “sangue derramado” são a verdadeira substância das aparências do pão eucarístico. Aque­le alimento e bebida do qual Inácio de Antioquia, no II século, escrevia: “O pão que é remédio” que dá imortalidade, um contraveneno para não morrer, mas para viver em Jesus Cristo para sempre. “Graças a este sacramento temporal, nós passamos a comungar, e nos unimos ao Cristo no seu modo de ser eterno. Não é Ele que se desloca, é o véu do mundo que se abre. Somos nós nele que, de certo modo, já estamos subtraídos ao tempo e ao espaço” [1].

Irmãos, não entristeçais o Espírito Santo de Deus,

pelo qual fostes selados para o dia da redenção!

 

 

[1] P. Claudel, “Positions”.