DOMINGO – 25/04/2021
OLHAR
Você consegue ser valioso propagandista e testemunha, além de membro desta extensão de Cristo no mundo que é a Igreja?
ORAÇÃO
Senhor, ainda que eu passe pelo vale da morte, nenhum mal temerei, porque tu estás comigo: teu bastão e teu cajado me dão segurança! (Sl 22).
PROMESSA
O Senhor é meu pastor: nada me falta; em verdes pastagens me faz repousar. Ele me leva até aguas tranquilas e refaz as minhas forças, pelos bons caminhos me conduz, por amor de seu nome. Graça e ventura me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor enquanto durarem os meus dias (Sl 22).
CONVICÇÃO
A alegoria do pastor reflete diretamente a pessoa e a missão de Jesus. Parte de dados comuns, mas encontramos, na alegoria, particulares que se aplicam só a Jesus. Nem todos os pastores dão a vida pelas ovelhas, nem são obrigados a fazê-lo. Em primeiro lugar está a vida do pastor: das ovelhas tira o bem estar para si e sua família. Também o pastor não deve introduzir no redil ovelhas que não são suas. Jesus é diferente, porque é Pastor e porta: não apenas é aquele que dá a vida, mas é também o caminho pelo qual se pode entrar na vida.
Para o Antigo Testamento, o rebanho é a casa de Israel, o antigo povo de Deus. Para João o rebanho continua a ser Israel, mas com uma diferença notável: nem todas as ovelhas que estão no rebanho pertencem ao rebanho. Estabeleceu-se um novo princípio de pertença: pertencem ao rebanho as ovelhas que o escutam. É um princípio de mútua pertença, verdadeira comunhão entre pastor e ovelhas. Esta comunhão é a mesma que existe entre Jesus e o Pai.