Mensagem do dia

EU DEVOREI TUAS PALAVRAS

EU DEVOREI TUAS PALAVRAS

 

SÁBADO – 03/04/2021

OLHAR

A grande vigília do Sábado Santo nos ensina a vigilância como grande virtude cristã. Nas incerte­zas do tempo presente, você sabe “ser vigilante na expectativa”?

ORAÇÃO

Senhor, que és a única porção de minha herança, concede-me que só em ti eu busque minha felicidade, e que espere com confiança, para além da noite de minha morte, a alegria de viver na tua presença!

CONVICÇÃO

Verdadeiramente tudo está consumado. A semente desapareceu por completo no sulco aberto na terra. Sobre a boca da sepultura rolaram uma pedra. Selaram o sepulcro. E puseram guardas de custódia. Um discípul­o o havia vendido por trinta dinheiros. Um outro o renegara. Apenas um, e três mulheres, seguiram-no a­té a cruz. Os outros se tinham dispersado, totalmente tomados pelo medo. Crer de que forma? Crer que tudo não passou de uma fábula? Uma encantadora fábula que durou dois anos e um pouco mais? As parábolas, os milagres, o povo entusiasta queria fazê-lo rei. E agora tudo parece que acabou e parece absurdo crer. A pedra está sobre o túmulo, e os selos, e os guardas. E, no entanto, da semente sepultada no sulco, está re-germinando a nova vida!

“Cumprem-se as Escrituras”, isto é, em certo sentido é inevitável: o justo deve terminar assim, cedo ou tarde. Os outros, inclusive amigos e apóstolos, mais ou menos elegantemente tiraram o corpo fora. É difícil também para eles o caminho da fé, tanto mais que são herdeiros de uma tradição triunfalista segundo a qual o Messias devia ser um “rei vencedor”. E, no entanto, o que está aí perde tudo. Sucumbe, e por isso enganou-se: Deus não está com ele. Tinham razão aqueles que zombavam e ridicularizavam.