QUARTA FEIRA – 03/03/2021
OLHAR
Assim como não há senão um mandamento: “Tu amarás”, assim também não há senão um só pecado: o egoísmo, dos quais os pecados capitais representam as formas principais. Encare com este olhar a você mesmo e as pessoas.
ORAÇÃO
Ó Deus, és minha luz e minha salvação: a quem poderia e temer? És o baluarte de minha vida: perante quem tremerei? Que um exército se poste a minha frente … que se lance em batalha contra mim, nada tenho a temer, porque tu, Senhor, me ofereces um abrigo no dia da desgraça, bem no fundo tua tenda me escondes, depões-me sobre a rocha (Sl 26).
PROMESSA
Vou tirar de tua mão a taça que dá vertigem; não mais terás a beber o cálice de minha cólera… Na tua boca coloco minhas palavras, com a sombra de minhas mãos te cobrirei (Is 51, 22.16).
CONVICÇÃO
Na experiência da vocação tudo se consuma em missão. Significa que a reservação da pessoa não tem por objetivo o viver segregada dos homens, mas ser mais disponível ao serviço deles, em nome do Senhor. Por isso nasce no eleito o desejo de ser inteiramente da Igreja e a vontade de realizar não a sua obra, mas a obra da Igreja. Por um dinamismo na própria graça da consagração, o eleito tende a ser totalmente membro da Igreja, desaparecendo na obra da Igreja, absorvido nela, identificado com ela. [1]
********
A tentação de Pedro é uma tentação pagã, idolátrica: acreditar que pode contemplar Deus ficando na altura, separado, distante de qualquer perturbação. Mas Deus está no epilético que espera a cura, no meio da multidão que impreca desiludida contra os apóstolos que nada conseguem, e no pai desesperado
[1] Ibidem, 41.