Sem categoria

Missa de abertura do Ano Jubilar do Instituto Franciscano Seara

Missa de abertura do Ano Jubilar do Instituto Franciscano Seara

Com esta celebração estamos dando início ao ano jubilar de nosso Instituto Franciscano Seara. Celebrar 25 anos de aprovação eclesiástica é motivo de alegria e de muita gratidão a Deus! A Seara, desde seu início, desde a sua primeira inspiração, foi crescendo e se fortalecendo com alimento sólido e abundante que recebia. Frei Eurico era incansável em nos alertar para busca da intimidade com Deus, ele nos dizia: “Que a Vida Consagrada a Deus, que estávamos buscando viver, no mundo e a partir do mundo, só encontraria sua razão de existir, na medida em que contasse com pessoas de profunda intimidade com Deus. Por isso, o Eremitério Santa Clara, tão sonhado e lutado para conseguir. E hoje temos esse espaço tão especial para as nossas buscas de encontro com Deus. Foram anos de luta, de precariedade, buscas e apreensões e, também de muita dor. A morte repentina de nosso fundador, Frei Eurico, nos abateu; ficamos como que atordoadas e, por vezes, em nossa fraqueza chegamos a pensar. E agora? Meu Deus! Estamos no meio do caminho! Quantos planos, quantos sonhos ainda, pela frente.  Hoje, é tão gratificante constatar que a Mão bondosa e amorosa do Pai não nos desamparou em momento algum. Frei Eurico, como sabem, era um pai protetor, e, como ele mesmo dizia, “suas falhas, seus erros, sempre foram por excessos, e aqui, por excessos de cuidados, e nós, por certo comodismo, estávamos tranquilas! A morte de Frei Eurico balançou as estruturas. Mas, apenas balançou, nos mantivemos em pé, com uma vontade inabalável de prosseguir na vivência de tudo o dele aprendemos. A vida seguiu, sem suas atenções, sem seus cuidados. E, com certeza, cada uma de nós, que com ele caminhava, tratou de assumir a sua responsabilidade e o amadurecimento foi acontecendo como consequência. Órfãs sim de um pai cuidadoso, mas, não órfãs de um Deus que nos enviava como que anjos para solidarizar-se conosco e nos levar a sentir, quase que de modo, palpável, que a Seara era, de fato, uma obra querida por Deus!

Em 1981 já éramos um grupo expressivo e começamos nos apresentar à Igreja. Fomos acolhidas em Curitiba, por Dom Pedro Fedalto, onde instalamos a nossa Sede e também a Casa de Oração. Dom Pedro designou Dom Ladislau Biernask para nos acompanhar. A partir daí, começamos a pensar em o que fazer para iniciar o processo de aprovação da Seara. Neste mesmo ano, dezembro de 1981, Tivemos a nossa primeira Assembleia.  A Seara continuava a crescer, e, agora já se tornava conhecida pela Igreja. Frei Eurico, ansioso, como iniciar o processo de aprovação do Instituto. Frei Eurico vai à Roma e lá na Sagrada Congregação recebe as orientações de como proceder em busca da aprovação. Em 1983, frei Eurico, em missão na Angola, aproveitando a oportunidade vai à Roma e recebe mais orientação e volta com maior esperança da aprovação. E a Seara continuava crescendo e novamente em 1987, Frei Eurico vai à Roma, agora ele vai acompanhado, por mim, que no momento, representava o Instituto e nossa amiga Ivone Barsz, que foi quem garantiu, financeiramente a nossa viagem. E, agora sim, foi possível ver de perto como lá em Roma, na Sagrada Congregação para os Institutos de vida Consagrada, como Frei Eurico era recebido, com respeito e admiração, sem deixar de ser comparado a um dinamite. E, assim, as buscas e a persistência no processo de aprovação do Instituto seguia. Muitas vezes questionávamos e mesmo frei Eurico dizia: Que coisa! Não pensava que fosse tão difícil fazer uma Constituição. Nunca está como eles querem lá, em Roma? Mas, ao mesmo tempo afirmava: Assim é,  porque a Igreja é Mãe cuidadosa, providente e previdente! Dá-nos, ainda maior segurança.

Já em 1990, com tudo pronto, segundo frei Eurico, vai à Roma e diz, agora volto com aprovação da Seara e, nossa Assembleia que estava sendo preparada para dezembro do mesmo ano, será um celebração festiva e jubilosa, uma festa pelo Dom que recebemos de Deus, o

Instituto Franciscano Seara. Só que os planos de Deus eram bem outros. E, há um mês antes dessa Assembleia que estava sendo preparada para dezembro daquele ano, 1990, o Pai do céu recolhe para Ele nosso pai Frei Eurico. Quanta dor! Quanta perplexidade! Mas como já disse: Deus Pai não nos desamparou. Como Assembleia estava para acontecer e, logo fomos ao Ministro Provincial dos Freis Capuchinhos para pedir a ele um Frei que pudesse presidir nossa Assembleia e, se possível permanecer como Assistente Espiritual do Instituto. Grande foi nossa alegria quando o Provincial Frei Moacir Busarelo indica Frei Lovato. Quem podia esperar que Frei Lovato pudesse ser indicado como nosso assistente? Frei Eurico tinha uma grande estima e respeito ao seu Provincial. Como dizia ele com satisfação. “O meu provincial Frei Lovato”. Como podem ver, em meio a tanta apreensão a certeza de que o Instituto Franciscano Seara é querido por Deus.

Mas, e a aprovação do Instituto? Nada ainda. Seis meses após a morte de Frei Eurico fomos convidadas a ir à Roma,  por Monsenhor Juan Doronssoro que nos auxiliaria na formulação do texto da Constituição. E lá fomos, eu e Maria Odézia. Oito dias em Roma, como hora marcada, todos os dias, na Sagrada Congregação. Voltamos e nosso trabalho com a Constituição continuou até a sua aprovação no dia 21 de dezembro de 1994. Quatro anos após a morte de frei Eurico.

Hoje, estamos aqui para render graças a Deus, nesta Santa Missa, que marca o início do Ano Jubilar da Seara. E, tenhamos presentes, como intenção para esta Santa missa, todas as pessoas que nos ajudaram a chegar até aqui. Nossas irmãs falecidas, que fizeram parte neste processo de aprovação do Instituto. Lembremos também com carinho e gratidão  nosso saudoso e querido Dom Ladislau,  que nos acompanhou tanto tempo. Dom Pedro Fedalto que sempre se mostrou tão amigo e tão pai. E nossa gratidão a Frei Lovato que há 28 anos está conosco. É nosso Assistente Espiritual, é nosso amigo, é nosso irmão e é também nosso pai. Nossa gratidão aos Freis Capuchinhos, na pessoa do Provincial Frei Pedro, aqui presente. Presentes também, Frei Antoninho Ferreira e Frei Juarez.

Para encerrar convido a todos a uma bonita salva de palmas à nossa Mãe Igreja e ao nosso Instituto Franciscano Seara e a todos que nos ajudaram a chegarmos até aqui.

Bendito seja Deus para sempre. Amém!

Eremiterio Santa Clara, 13 de Janeiro de 2019.

Maria das Graças Silva
Moderadora Geral do Instituto Franciscano Seara