Sem categoria

INFORMATIVO

VIDA CONSAGRADA RELIGIOSA E VIDA CONSAGRADA SECULAR

 

A Igreja oferece uma doutrina e legislação, que define duas formas de vida consagrada:

  1. 1. Vida consagrada secular, vivida nos Institutos Seculares, e os seus membros são consagrados (as) seculares, que vivem o ser Igreja como misturada com o mundo.
  2. Vida consagrada religiosa, vivida nas congregações e institutos religiosos, seus membros são religiosos, que vivem o ser Igreja como distinta do mundo Aspectos que distinguem uma forma de vida consagrada.

Também a ação da pessoa consagrada tem uma orientação diferente:

  • Na consagração secular, a pessoa exerce sua profissão de acordo com suas próprias habilidades, em áreas e lugares comuns a leigos e leigas;
  • Na consagração religiosa, a pessoa deixa o que está fazendo para fazer outra coisa, de acordo com o carisma do instituto, que define e governa a ação da pessoa.

Os conselhos evangélicos, que são expressão da Consagração, são comuns a toda a vida consagrada, tendo enfoques específicos:

A Castidade Consagrada, Virgindade Cristã ou Celibato pelo Reino é igual nos dois modelos: significa opção exclusiva por Jesus Como Único Amor, Único Necessário e renúncia ao matrimônio terreno.

A Pobreza Evangélica para os religiosos implica em não possuir bens em seu nome, e viver do caixa comum. Para os Consagrados (as) Seculares, comporta administrar os seus bens e seu salário evangelicamente, repartindo com os pobres..