Mês Vocacional

PAZ E BEM! Queridas irmãs e irmãos,

Mês de agosto é um mês que nos oferece ricas reflexões: mês vocacional, mês em que celebramos, com grande alegria, a festa de nossa irmã e mãe Clara de Assis. Celebramos também o aniversário de nascimento de nosso pai, Frei Eurico de Mello, fundador do Instituto Franciscano Seara.

Por esses motivos quero deixar registrado, destacando, algumas características sobre vocação, vocação de Clara de Assis e de Frei Eurico de Mello, servo de Deus. Há uma só vocação, que vem de Jesus Cristo: vocação à santidade. Jesus convida a segui-lo, cada um da própria situação onde se encontra, vinde comigo (Mc, 1,17). Pede confiança Nele (Mc, 2,14). Confiança plena em sua pessoa e não a uma causa.

Clara de Assis, Francisco e também Frei Eurico foram obedientes na resposta, buscaram unir-se à Jesus no seu projeto de vida. Jesus chama os discípulos para estarem com Ele e os envia para pregar o Evangelho. O centro da eleição é para que estivessem com Ele, não é uma adesão intelectual, mas uma adesão ao modo de viver de Jesus. Todo aquele e aquela que se faz discípulo prolongam a presença e a obra de Jesus.

Deus chama através de pessoas, de acontecimentos, de uma situação de sofrimento, da oração, de diferentes modos. Não se trata de uma nova vocação é a vivência da vocação batismal de maneiras diferentes. O chamado é que é algo original.

Em Clara de Assis, o que logo nos vem aos olhos e ao coração é o seu seguir Jesus na simplicidade, na pobreza e na caridade. Escolhendo como seus preferidos os pobres, os pequeninos e marginalizados, assim como São Francisco.

Frei Eurico já nos mostra, de maneira veemente, seu seguir a Jesus amando-O ardentemente. Desejando que todos e todas vivam essa paixão, demonstrando-a na sua Vida de Oração e Oração Contemplativa, no seu Ser Fraterno, na sua Presença em todos os ambientes. Sem dúvida que, todo aquele e aquela que se faz seguidor de Jesus e busca ser fiel em sua resposta, vai logo incorporar na sua vida os aspectos da Vida de Jesus. Se assim não for pode estar equivocado na resposta.

Por isso, convido a você minha irmã e irmão, como homenagem ao fundador, que teria seu aniversário dia 22 deste, um voltar-se para dentro de si, de nós, e pedirmos as luzes do Espírito Santo para bem compreendermos a vontade de Deus em nossas vidas e a essa vontade respondermos generosamente. Amém!

Convido a refletirmos os itens da nossa Constituição e Diretório do Instituto: Cap. IV- DA VIDA ESPIRITUAL.

Fraterno abraço

Maria das Graças Silva – Mod. Geral do I.F.S.

 

Deixe seu Comentário

6 Comentários

    • Amém! Nossa gratidão à você, amigo Cleiton, por sua generosidade em nos ajudar a expandir as mensagens do Evangelho, através deste site/blog. Quem ajuda na evangelização tem méritos de evangelizador(Pe. Vitor Coelho de Almeida). Deus abençoe você e sua família.

  • Que todos os dias possamos contemplar o olhar do Senhor de tal forma que o mundo possa encontrar o olhar dEle escondido no nosso olhar.

Deixe seu Comentário