O Instituto Franciscano Seara é um Instituto Secular de Direito Diocesano que reúne
mulheres solteiras e viúvas chamadas pelo Senhor a “segui-Lo mais de perto” pela profissão dos Conselhos Evangélicos, pelos quais, radicalizando a consagração batismal são entregues sem reservas a Deus para a obra da construção do Seu Reino no mundo.
Seus membros se identificam pelo cultivo da oração contemplativa, vida fraterna e apostolado de presença evangélica:
• Oração contemplativa, pela qual, no seguimento de Cristo e Maria sua Mãe, em docilidade ao Espírito Santo, procuram crescer sempre mais na intimidade divina e “aprender a olhar todas as realidades com o olhar do Senhor, para que o mundo possa ver Deus em seu olhar”.
• Vida Fraterna, centrada no mistério da Encarnação Redentora de Cristo “O Verbo que se fez carne e habitou no meio de nós” como dom do infinito amor do Pai, para nos conduzir à Vida Nova da filiação divina e nos ensinar uma nova forma de relacionamento que, vai até ao dom da própria vida.
Nesta perspectiva, as irmãs acolhem como dom a sua vocação à fraternidade e buscam vivê-la na dimensão universal de São Francisco de Assis.
• Apostolado de presença evangélica, vivido em total fidelidade às diretivas da Igreja, pelo qual, através da vida e da palavra se tornam fermento de evangelização para o mundo, cooperando séria e diligentemente no “fortalecimento e crescimento do Corpo de Cristo”.
Compromisso dos Membros do Instituto Franciscano Seara:
• Encontro mensal;
• Retiro anual;
• Vida de oração litúrgica e pessoal definida pelas constituições.
Na Seara, as irmãs são incentivadas a viver em “fraternidades domésticas”. Podem também viver sozinhas, com familiares ou outras pessoas, sempre, porém com o compromisso de promoverem, onde quer que se encontrem, aquele clima gerador de fraternidade que é característica essencial da sua vocação.
A vida da Seara fundamenta-se na espiritualidade franciscano-clariana, em cuja fonte bebeu desde a sua origem. Está centrada na primazia do amor a Deus e a Nossa Senhora; no amor, fidelidade e obediência à Igreja na pessoa dos seus Pastores; no amor ao homem-irmão, principalmente se sofredor e carente.
Expressa-se numa forma de estar no mundo como presença evangélica caracterizada por:
1. Fraternidade universal,
2. Simplicidade de vida,
3. Espírito de minoridade,
4. Desprendimento perante os bens terrenos,
5. Respeito pela integridade da criação,
6. Aegria e paz.
E, encontra na contemplação o dinamismo interior que alimenta a vida de consagração a Deus na plena secularidade.
Formação
A formação para a vida na Seara tem como objetivo desenvolver nas irmãs:
1. A atitude de resposta livre e generosa ao chamado de Deus para a vida consagrada secular;
2. O compromisso eclesial;
3. O crescimento espiritual e o aprofundamento do próprio carisma.
Desenvolve-se, sobretudo, nas seguintes dimensões:
1. Formação para a vida de relação com Deus;
2. Formação na linha da doutrina da fé e do magistério da Igreja;
3. Formação para a vida fraterna, compreendendo os conteúdos que são definidos no Plano de Formação aprovado em Assembléia Geral, o qual é revisto e atualizado pelo Conselho Geral ou Encontro de Formadoras, sempre que se considere necessário.
O itinerário de formação compreende quatro períodos que correspondem às diferentes etapas de compromisso das irmãs no Instituto: período inicial, de prova, de confirmação e de formação permanente.
O itinerário da candidata desde a sua admissão até à plena incorporação perpétua no Instituto, pela emissão dos votos perpétuos, deve compreender um período mínimo de nove anos assim
distribuídos:
• Período inicial – dois anos;
• Período de prova – dois anos;
• Período de confirmação – cinco anos.