Publicações

Moderadora Geral

Moderadora Geral

FAMÍLIA
Nasci em 15.02.1955, na localidade Linha Gaúcha, na área rural do município de São Domingos, Oeste de Santa Catarina. Sou filha de agricultores: Biágio Paludo e Remita Zanettin Paludo, a quinta filha, de 13 irmãos. Atribuo ao cultivo de flores uma das razões de minha saúde física e mental; costumo dizer que “eu saí da roça, mas a roça não saiu de mim”. Franzina e pouco adequada para o trabalho da roça, meus pais acharam melhor que eu estudasse.

MINHA VIDA PROFISSIONAL
No início de minha vida escolar, no antigo ginásio, trabalhei em casas de família, em troca de casa e comida, para poder estudar, porque minha família era do interior. Quando passei para o segundo grau passei a ter uma pequena gratificação mensal da família onde morava. Durante a faculdade trabalhei meio expediente e recebia ajuda de um irmão. A faculdade de Serviço Social teve o financiamento do crédito educativo da época. Hoje estou aposentada como Assistente Social do serviço público do Estado do Paraná, depois de trinta e cinco anos de contribuição previdenciária.

NO INSTITUTO
Sou a sexta a perseverar, na ordem de admissão, desde a fundação do Instituto. E esta é a terceira vez que fui eleita Moderadora Geral.
Um dos meus desafios, que iniciei há mais de doze anos, é o trabalho de digitalização do material do Frei Eurico de Mello, que deixou muitos escritos, todos em datilografia. Com a ajuda de nossas irmãs Anna Haliski (de saudosa memória) e Eugênia Gurka, estamos quase concluindo este trabalho, que tem o objetivo de colocar nas mãos das pessoas a preciosa herança espiritual e teológica do nosso amado fundador Frei Eurico de Mello.
Outro fator de preservação da nossa história, as gravações de áudio, originalmente em fitas cassete, também já disponibilizamos em arquivo digital, a princípio para os membros do Instituto Franciscano Seara.

OPÇÃO PELA CONSAGRAÇÃO SECULAR
Aos 12 anos fiz uma experiência em uma casa religiosa, mas me senti estranha diante da proposta. Voltei para a casa de meus pais, e a vocação permaneceu muito viva, e minha alma continuava aspirando por algo que eu ainda não conhecia. No decurso das férias do meu irmão, que era aluno de Frei Eurico de Mello, ele contou que o tal Frei estava iniciando um movimento para moças, consagradas sem se afastar da família e da profissão. Senti identificação imediata com o que ele contava. Nunca mais tive dúvidas desse chamado que cativou meu coração. Era ouvir alguém falar do sonho que já estava desenhado dentro de mim. Estou no Instituto Franciscano Seara desde o dia 17 de novembro de 1974.
O fascínio e o encanto da consagração secular brota do seguimento a Jesus na sua vida oculta, enquanto vivia com Maria e José no lar de Nazaré, sendo um entre os muitos outros jovens de sua aldeia. Fiel aos planos do Pai, Jesus fazia o Reino de Deus fermentar no silêncio e no anonimato de sua vida social, profissional, familiar e religiosa.
Sou seguidora de Jesus de Nazaré.
Essa Vida Consagrada é uma aventura de amor, uma paixão que arrebata a mente, encanta o coração e dá sentido pleno à vida. Sou dependente de Deus e de sua presença em minha vida! Quero ser d’Ele cada vez mais plenamente, até o abraço do céu.
Como se vê, Deus escolhe pessoas comuns, que passam a ser especiais para ELE, com o calor do Seu amor infinito e incondicional, e Sua imensa e indizível ternura.